Estamos em novo endereço: www.recantodabiologia.com.br. Aguardamos sua visita.Obrigado!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Temporada 2012 de Baleias Francas em SC já começou!

Oi navegadores, como estão?

A temporada de 2012 de Baleias Francas em Santa Catarina já começou. Abaixo uma reportagem que o DC disponibilizou em seu site sobre o assunto, como o mapa de avistagem elaborado pelo "Projeto Baleia Franca".

"Início de temporada com seis baleias francas traz boa expectativa em Imbituba e Garopaba, no Litoral Sul de SC".

Está aberta a temporada da baleia franca em SC. O primeiro passeio embarcado para observação aconteceu no sábado, entre Garopaba e Imbituba, e pelo grande número de animais avistados — foram seis, sendo um filhote recém-nascido — este deve ser um ótimo ano para este tipo de turismo.

A coordenadora do Instituto Baleia Franca (IBF), a bióloga Mônica Pontalti, explica que a quantidade avistada surpreendeu. Neste período, as aparições costumam ser poucas.

— Isto é um bom sinal. Provavelmente teremos um grande número de visitantes este ano — afirma a bióloga, ressaltando que o pico é entre agosto e novembro.

No ano passado, a região recebeu 172 animais — a média costuma girar entre 100 e 200. O recorde foi em 2006, com 194. Já 2009, foi o pior ano, com apenas 62 registros.

Litoral propício

A bióloga explica que os mamíferos procuram Santa Catarina nesta época do ano para parir, já que a água é mais quente e tranquila, é propícia para o parto e as primeiras semanas de vida do filhote.

— A geografia das praias do Estado atraem as baleias, que buscam também proteger o filhote de predadores naturais.

As gigantes se concentram num faixa de 130 quilômetros da costa catarinense, entre as praias da Lagoinha do Leste, na Capital, até Balneário Rincão, no Sul do Estado. A região é área de proteção ambiental (APA). As embarcações saem com a localização certa das baleias, já que há quatro pontos de observação em terra com monitores que avisam onde os animais estão.

O avistamento dos animais pode ser feito por terra, nos costões ou alto de morros, de preferência com o uso de binóculos. Mas a melhor alternativa é o avistamento embarcado, serviço que é oferecido por empresas de Garopaba e Imbituba.

Apenas as embarcações autorizadas podem fazer o passeio, já que existe uma série de regras a serem cumpridas, como distância mínimas. Barcos não autorizados ou particulares não podem se aproximar dos animais e podem ser multados.


Setor pede outros investimentos

O turismo de observação de baleias é a grande aposta dos empresários de Garopaba e Imbituba para combater a sazonalidade. Mas ainda falta estrutura adequada. O presidente do Instituto Baleia Franca (IBF), Henrique Litman, também dono de uma operadora que faz passeios para visualização dos animais, pede mais atenção do setor público.

— Precisamos de um píer ou trapiche para facilitar o embarque e desembarque. Hoje, os turistas têm que entrar na água e se molhar para chegar até o barco.

Litman acha que falta investimento em divulgação.

— Precisamos comunicar para o Brasil e o mundo que temos aqui algo raro e incrível. Mas infelizmente este potencial não está sendo explorado. Recebemos um número ínfimo de turistas, cerca de 5 mil por ano. Na Argentina, por exemplo, são 250 mil. No ano passado, a atividade movimentou cerca de R$ 12 milhões em todo mundo.

Para a coordenadora do Instituto Baleia Franca (IBF), a bióloga Mônica Pontalti, ainda há falhas no que diz respeito à proteção aos animais. Um dos problemas são as redes de pesca que muitas vezes se enroscam nas baleias, provocando ferimentos e colocando a vida do animal em risco.

— O ideal é que estas redes não fossem colocadas neste região, mas isso prejudicaria muito os pescadores. O ideal é que eles retirem a rede quando avistarem uma baleia e depois recoloquem quando o animal de afastar.

Apesar das dificuldades, o clima é de muito otimista entre o trade turístico com a temporada deste ano.

Referência

ARAUJO, Viviane. (DC). Início de temporada com seis baleias francas traz boa expectativa em Imbituba e Garopaba, no Litoral Sul de SC. Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/07/inicio-de-temporada-com-seis-baleias-francas-traz-boa-expectativa-em-imbituba-e-garopaba-no-litoral-sul-de-sc-3822439.html>.  Acesso em: 18 jul 2012.

Para acessar o mapa de avistagem, clique aqui.

Obrigado pela visita e em breve lançaremos mais postagens.

PS - revisão efetuada em 20/05/13.