Estamos em novo endereço: www.recantodabiologia.com.br. Aguardamos sua visita.Obrigado!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mata Atlântica: o bioma onde eu moro

Oi navegadores, tudo bem?

Já conhecem o jogo didático sobre o bioma da Mata Atlântica, desenvolvido pelo Laboratório de Educação Cerebral da Universidade Federal de Santa Catarina?

Vejam que bacana...

1) Texto de apresentação no site:

O jogo eletrônico Mata Atlântica: o bioma onde eu moro vem contribuir para o conhecimento e a sensibilização sobre a fauna e os ecossistemas encontrados em Santa Catarina. Considerando o quadro crítico do Bioma Mata Atlântica em nosso país, as ações educativas relacionadas a este tema são prioritárias, já que este é o bioma brasileiro em maior risco.

O jogo é baseado no conceito de edutenimento (educar e divertir) e na tecnologia multimouse, permitindo que dois mouses sejam conectados ao computador para que uma dupla de jogadores possa interagir de forma autônoma e simultânea.

Público-alvo

Estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares brasileiras.

Objetivo pedagógico

O jogo propicia aos estudantes conhecer:
  • trinta e seis espécies de fauna associados aos ecossistemas do Bioma Mata Atlântica presentes em Santa Catarina;
  • características marcantes das paisagens desses ecossistemas;
  • a localização dos ecossistemas no mapa do estado de Santa Catarina.

2) Como jogar:

O jogo inicia pedindo que cada indivíduo da dupla de jogadores escolha a cor da seta (cursor) no jogo. Em seguida, o avatar (papagaio-de-peito-roxo) entra em cena para motivar os jogadores  a interagir de forma cooperativa e a explorar os seis ecossistemas que compõe o bioma de Santa Catarina: Manguezal, Restinga, Campos de Altitude e as Florestas Ombrófila Densa, Ombrófila Mista e Estacional Decidual.

Missão dos jogadores

Conhecer seis animais em cada ecossistema, totalizando 36 espécies da fauna do bioma. Para realizá-la, os jogadores enfrentam três desafios em cada ecossistema, conquistando as cartas dos animais conhecidos. As cartas são guardadas na mochila do avatar e podem ser consultadas a qualquer momento. Após explorar os seis ecossistemas com sucesso, os jogadores revisam o conteúdo do game resolvendo o desafio final: posicionar os 36 animais nos ecossistemas onde cada um deles prefere morar.

3) Acesso ao programa: clique aqui.

Divulguem com seus amigos e familiares, professores e educadores ambientais, para que possamos levar o maior número de pessoas a importância deste bioma e a necessidade emergente de recuperação.

Referência:

LEC. Mata Atlântica - o bioma onde eu moro. Disponível em: <http://www.mata-atlantica.educacaocerebral.org/> Acesso em 21 jun. 2012.

Abraço,